Política de Privacidade

A ARTIC – Empresa de Trabalho Temporário, Lda., (doravante designada por “ARTIC”) compromete-se a proteger e tratar os dados pessoais que lhe são confiados com toda a diligência, e de acordo com a legislação aplicável (Regulamento UE 2016/679, Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD)).

Esta Política de Privacidade aplica-se a toda a informação obtida através das seguintes vias:

  • site institucional da ARTIC
  • respostas a anúncios de emprego
  • candidaturas espontâneas
  • redes sociais (Facebook, LinkedIn)
  • pessoalmente ou por escrito (SMS, e-mail, carta)
  • outro meio de comunicação

Esta Política de Privacidade indica as possíveis utilizações dos dados pessoais e quais as finalidades:

  • a forma como podem ser tratados os dados pessoais
  • a quem podem ser divulgados
  • para onde podem ser transferidos
  • onde podem ser acedidos
  • quais os seus direitos

A ARTIC é a responsável e tratará os dados pessoais na sua posse (também referidos neste documento como “informação”), os quais serão objeto de tratamento apenas e só para as seguintes finalidades:

 

Gestão de Recursos Humanos

 

  • celebração, cumprimento e cessação de contratos de trabalho
  • gestão de tempos de trabalho
  • ausências e férias
  • processamento de salários e benefícios
  • comunicação com a Administração Tributária e a Segurança Social
  • desenvolvimento de carreiras e promoções
  • formação
  • avaliação de desempenho
  • comunicação com os trabalhadores
  • exercício do poder disciplinar
  • segurança, higiene e saúde no trabalho
  • autenticação de trabalhadores
  • gestão de acessos

 

Gestão de Negócio

 

  • planeamento de projetos
  • registo de tempos de trabalho
  • gestão de ativos
  • prestação de serviços
  • realização de auditorias e investigações
  • implementação de controlos de gestão
  • utilização de bases de dados internas
  • gestão de arquivo
  • seguros
  • questionários de satisfação
  • reporte e respetiva análise

 

Cumprimento de Obrigações Legais

 

  • divulgação de dados na sequência de mandatos judiciais
  • colaboração com os reguladores
  • defesa dos interesses legítimos da ARTIC

 

Proteção de interesses vitais

 

  • gestão do tratamento de dados pessoais que vise a proteção dos interesses dos trabalhadores

 

Legitimidade para o tratamento dos dados 

 

Os dados pessoais só serão utilizados se verificada uma das situações seguintes:

  • O titular dos mesmos prestou o seu consentimento através de assinatura ou aceitação de um formulário online ou em papel
  • Os dados são necessários para o cumprimento das obrigações legais do contrato de trabalho
  • Os dados são necessários para dar cumprimento a uma obrigação legal a que a ARTIC está sujeita, nomeadamente a divulgação de dados à Autoridade Tributária, à Segurança Social ou outras entidades oficiais
  • Os dados são necessários para efeito dos interesses legítimos prosseguidos pela ARTIC, desde que não prevaleçam sobre os interesses ou direitos, liberdades e garantias do titular dos dados

Os dados pessoais não serão utilizados para outras finalidades que não as descritas na presente Política, sem que tal seja previamente informado ou, se for o caso, obtido o consentimento do titular dos mesmos.

Os dados serão tratados pela ARTIC aplicando medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar um nível elevado de segurança nos termos do RGPD.

No que respeita aos candidatos a emprego, a ARTIC define e analisa perfis de comportamento com o objetivo de prestar um melhor serviço de seleção e recrutamento de recursos humanos.

 

Tempo de conservação da informação

 

Os dados pessoais serão conservados pelo período de tempo mínimo necessário e proporcional para a prossecução das finalidades acima descritas.

No caso de trabalhadores, os seus dados serão conservados para efeitos de cumprimentos das obrigações legais e de proteção dos interesses legítimos da ARTIC.

Relativamente aos processos de recrutamento, e nos termos da legislação laboral, os dados serão conservados durante um período de 3 anos.

 

Divulgação da informação:

 

  • a Clientes da ARTIC, no âmbito dos serviços de recrutamento de recursos humanos e na prestação de trabalho temporário
  • a Entidades a quem, para o efeito de cumprimento de obrigações jurídicas, a ARTIC comunique os dados pessoais do titular, como seja para efeitos de contratação de serviços de Medicina no Trabalho e de Companhias de Seguros, com o fim de garantir a celebração de contrato de seguro de acidentes de trabalho
  • a Entidades Públicas nos termos da legislação, nomeadamente à Autoridade Tributária, à Segurança Social, à Autoridade das Condições de Trabalho, e na sequência de mandatos judiciais, às autoridades judiciárias
  • a Empresas subcontratadas pela ARTIC que assegurem um tratamento que ofereça garantias de segurança e de observância da legislação em vigor em matéria de proteção de dados pessoais

 

Acesso à informação

 

A qualquer momento, os titulares dos dados que estejam na posse da ARTIC, podem solicitar:

 

  • o acesso aos seus dados pessoais
  • a retificação dos seus dados pessoais
  • a oposição, a eliminação e/ou a limitação do tratamento dos seus dados pessoais
  • a portabilidade dos dados pessoais anteriormente fornecidos, de forma estruturada, compatível e num formato legível

Para exercer os seus direitos, os titulares dos dados devem contactar a ARTIC através do seguinte e-mail: geral@artic.pt